Dia-a-Dia - viva melhor

Os sentimentos que surgem frente ao adoecimento podem causar um grande estresse. Saiba que você não está só. Os grupos de apoio podem ajudar muito, não só você, mas também seus familiares. Passado o impacto inicial da notícia de um diagnóstico de câncer de mama, é fundamental que a paciente saiba que não está só, que há muitas fontes de ajuda para tratar uma ferida que não é apenas física, mas também psicológica, para então se juntar a um grupo cada vez mais numeroso de mulheres que venceu essa guerra: o das vitoriosas. É importante ressaltar que essa vitória é resultado de várias ações conjuntas, e o seu emocional deve ser cuidado tanto quanto o seu físico.

  • Alimentação: Nutrição dos Pacientes com Câncer
    Alguns pacientes perdem o apetite e consideram difícil alimentar-se bem devido aos efeitos adversos comuns do tratamento, tais como náusea, vômitos ou ulcerações na boca. Pode ocorrer ainda alteração do paladar e algumas...
    Leia Mais »
  • Direitos do Paciente acometido pelo câncer
    Conheça aqui os direitos do paciente acometido pelo câncer.
    Leia Mais »
  • Exercícos Físicos
    Fazer exercícios é uma das atitudes mais importantes que você pode tomar para prevenir muitas formas de câncer. Cerca de um terço das mortes causadas por câncer foram relacionadas à obesidade e ao estilo de vida sedentário. Além do câncer, a atividade física previne doenças cardiovasculares...
    Leia Mais »
  • Linfedema
    Durante a cirurgia para retirada do câncer de mama, além dos tecidos mamários afetados, são removidos também alguns ou linfonodos axilares ou o linfonodo sentinela. Esses linfonodos são responsáveis pela drenagem da linfa proveniente do braço e da mama, que pode ficar prejudicada e levar a uma condição conhecida como linfedema.
    Leia Mais »
  • Trabalho durante tratamento
    Descobri que estou com câncer de mama, vou fazer tratamento...e agora o que faço? E meu trabalho? Será que vou precisar parar de trabalhar? Será que vou conseguir trabalhar durante o tratamento? E o curso? A faculdade? Como será minha vida? Não sei o que fazer...
    Leia Mais »
  • Exames Periódicos
    Depois do tratamento de câncer de mama, em geral as pacientes são monitoradas com exames periódicos por cinco anos. Esses exames incluem: mamografia, ultrassonografia de mamas, ultrassonografia abdominal e endovaginal, exames de sangue, radiografia do tórax e cintilografia óssea. O objetivo é verificar se houve recorrência do câncer nas mamas ou metástases, e tratá-los no início. Para facilitar a emissão dos laudos, pede-se às pacientes que levem os resultados dos exames anteriores. Por isso é importantíssimo guardar bem todos os resultados, que devem ser organizados em uma pasta ou arquivo. Toda essa documentação permite ao profissionais de saúde conhecer o histórico da paciente, e deve incluir os exames feitos antes do diagnóstico e as biópsias que foram feitas para especificar o tipo de câncer (resultado do exame anátomo-patológico).
    Além da questão médica, essa documentação será útil em casos de questionamentos dos planos de saúde e na hora de exigir seus direitos como paciente. Leia mais em Direitos.
    Leia Mais »
  • Sexualidade e câncer
    A mulher com diagnóstico de câncer de mama enfrentará várias etapas desde o diagnóstico até o término do tratamento, incluindo posteriormente acompanhamento médico e exames periódicos. A vida sexual sofrerá o impacto natural diante da prioridade da mulher com a saúde. Seus pensamentos e sentimentos estarão voltados para o tratamento e a auto-estima ficará abalada por um período, diante da importância e do significado da mama feminina.
    Leia Mais »
Siga-nos:

Inscreva-se e receba informações sobre eventos, notícias, tratamentos, pesquisas e muito mais.

Grupo Amigas do Peito de Bauru - 2015 ® Todos os Direitos Reservados
O Grupo Amigas do Peito de Bauru é uma instituição Filantrópica sem fins lucrativos
Desenvolvido por em parceria com