Possibilidades Pós Tratamento

DIREITOS E POSSIBILIDADES DE EMPREGOS PARA MULHERES QUE TIVERAM ESVAZIAMENTO GÂNGLIOS LINFÁTICOS E PODEM SER ADMITIDAS DENTRO DO QUADRO DE DEFICIENTES FÍSICOS
No Brasil, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres, a previsão para este ano é de 50 mil novos casos e aproximadamente 10 mil mortes, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca. O diagnóstico precoce seria a única saída para amenizar este quadro, pois o câncer de mama quando tratado no início possibilita a cura e a expectativa de vida. Graças à eficácia dos tratamentos e o aumento da sobrevida, o estudo da qualidade de vida em mulheres com câncer de mama é de extrema importância, pois estas devem ser estimuladas a levar uma vida social, familiar, conjugal e profissional tão boa, ou melhor, que antes de serem acometidas pela doença.
A Qualidade de Vida tem importância incontestável em populações de mulheres que tiveram câncer de mama e hoje se ajustam às sequelas da doença.
Para dar suporte a mulheres que estão passando pela doença, muitos médicos e mulheres que já passaram pelo problema dedicam-se às organizações sem fins lucrativos, como o Grupo Amigas do Peito de Bauru composta por mulheres que tiveram a doença e que são consideradas, exemplos de força e coragem. Lutam por uma vida ativa e feliz servindo de espelho para quem esta passando pelo problema, dando apoio psicológico para aliviar o sofrimento de muitas mulheres e alertar toda a população de que o câncer de mama é considerado uma doença de bom prognóstico se diagnosticada precocemente.
Inúmeros conceitos, como Qualidade de Vida, bem-estar, felicidade, são utilizados como sinônimos. O próprio conceito de saúde é usado como sinônimo de qualidade de vida, (VEENHOVEN,2000). Inclui o conceito de Qualidade de Vida dentro da abrangência de bem-estar subjetivo: felicidade, satisfação com a vida, e qualidade de vida percebida, (SIRGY,2002)
A questão sobre Qualidade de Vida vem assumindo importância, nos últimos anos devido o aumento considerável da sobrevida de pacientes acometidos por doenças crônicas. Esse artigo tem como objetivo informar mulheres que foram vitimas do câncer de mama a se preocuparem com seu bem estar e com a permanência ativa dentro de sua vida familiar e profissional assim como em seu ciclo de amizades. Como tratamento do câncer de mama a mulher diagnosticada com a doença é submetida a uma cirurgia de retirada total (mastectomia) ou parcial (quadrantectomia) da mama e a retirada dos linfonodos trazendo limitações em suas atividades diárias, comprometendo a função do membro superior, impossibilitando a totalidade de movimentos, muitas vezes essa deficiência não é visível em virtude da reconstrução mamaria, mas as seqüelas são irreversíveis e incapacitantes na maioria dos casos. No Brasil a lei da o direito a CNH especial ao deficiente físico desde que seja capacitado a dirigir um carro adaptado podendo adquirir um veiculo com isenção total de IPI (imposto sobre produtos industrializados), ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) e IPVA (Imposto sobre propriedade de veículos automotores). A mulher submetida à cirurgia de câncer de mama com retirada dos linfonodos pode adquirir veiculo com especificações próprias ao seu tipo de deficiência, tendo o direito de conduzir veículos adquiridos com a isenção dos impostos. O DETRAN, órgão que atesta o tipo de deficiência física e a incapacidade em conduzir veículos comuns após passar pela pericia médica, autoriza a emissão da Carteira Nacional de Habilitação com a especificação do tipo de veiculo, com suas características especiais. A responsabilidade na avaliação da pericia do Detran é de grande importância, pois se conceder uma carteira de motorista comum a um deficiente pode colocar em risco o próprio individuo, terceiros, assim como bens.
Outra lei que a mulher submetida ao tratamento de câncer pode se enquadrar é a de inclusão. A Lei 7.853, de 1989, e o artigo 93 da Lei 8.213, de 1991, e o Decreto 3.298, de 1999 e Decreto 5.296, de 2004, tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, no qual as empresas com até 200 empregados devem preencher 2 % de seus cargos com portadores de deficiência (ou reabilitados pela Previdência Social), as empresas de 201 a 500 empregados, 3%, de 501 a 1000 empregados, 4 % e mais de 1000 empregados 5%. As empresas devem contratar pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual ou mental. O objetivo é a inclusão desta população no mercado de trabalho. Com a formação do Núcleo de Combate a Discriminação no Brasil passou a existir uma fiscalização bastante rígida sobre este assunto. O deficiente físico também pode participar de concursos públicos. O Artigo 37 da Constituição Federal garante ao deficiente físico o direito de concorrer a vagas em concursos públicos em igualdade de condições com os demais candidatos. Pela lei, deve ser reservada uma porcentagem mínima de 5% e no máximo de 20 % do total de vagas, e para isso as funções devem ser compatíveis com o tipo de deficiência do qual a pessoa é portadora.
Queremos informar a mulher portadora do câncer de mama de alguns dos benefícios que podem usufruir, ocupando vagas reservadas ao deficiente físico no mercado de trabalho, uma boa oportunidade de tornar sua vida mais ativa e participativa junto à sociedade trazendo para si bem estar e qualidade de vida. As empresas encontram dificuldade para contratar candidatos para as vagas destinadas a deficientes físicos por falta de mão de obra, o que vem gerando multas pelo descumprimento das cotas de contratação, além disso as empresas deixam de se beneficiar com descontos de impostos na contratação de pessoas com alguma necessidade especial.
Uma voluntária do Grupo Amigas do Peito depois de ter tido câncer de mama, fez mestrado e foi beneficiada entre vários candidatos ocupando uma vaga concorrida para professora universitária, um exemplo a seguir: procurar qualificação e aprimoramento, não importa o nível, pode ser desde um simples curso até passos mais audaciosos como uma especialização, mestrado ou doutorado, e assim, ter oportunidade de ocupar status mais promissores no mercado de trabalho, com melhores salários, satisfação e melhor qualidade de vida, além disso, podem também se inscrever em concursos públicos concorrendo a vagas especiais para deficiente físico.
Existe vida depois do câncer de mama, e uma vida bem melhor, depende da atitude de cada uma.ão médica, essa documentação será útil em casos de questionamentos dos planos de saúde e na hora de exigir seus

Cadastre sua empresa

Cadastre sua empresa para empregar mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama.
Siga-nos:

Inscreva-se e receba informações sobre eventos, notícias, tratamentos, pesquisas e muito mais.

Grupo Amigas do Peito de Bauru - 2015 ® Todos os Direitos Reservados
O Grupo Amigas do Peito de Bauru é uma instituição Filantrópica sem fins lucrativos
Desenvolvido por em parceria com