Notícias

Galeria de Fotos
clique para ampliar

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER E AMIGAS DO PEITO GANHA UMA SEDE


Dia 8 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito e o Grupo Amigas do Peito de Bauru lembra a importância de estimular o debate sobre as estratégias de saúde pública para o aprimoramento do acesso ao diagnóstico preciso do câncer, o tratamento multiprofissional de qualidade, a reabilitação, os serviços de cuidados paliativos e de apoio, incluindo o acesso a medicamentos e tecnologias essenciais.
Durante este ano no Brasil, mais de 57 mil mulheres serão detectadas com a doença, que é causa de morte de mais de 30 mulheres por dia, o tipo de câncer que mais mata mulheres no país. 
O Grupo alerta sobre os riscos da obesidade em mulheres. As pesquisas científicas comprovam que a mulher obesa e a sedentária possui 30% a mais de chance de desenvolver um câncer de mama. Segundo os pesquisadores, quanto menos 'depósitos de gordura',  menos chances de desenvolver o câncer de mama, principalmente em mulheres que fazem ou fizeram exercício regular quando jovens e mantêm uma dieta saudável ao longo da vida.
A pesquisa vem de encontro com os objetivos do Grupo Amigas do Peito que desde 2008 vem realizando a Caminhada pela Vida, divulgando que o exercício físico moderado, como caminhadas, corridas ou atividades aeróbicas por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana, além de vários benefícios à saúde, diminui o risco de vir a ter câncer de mama e, com enfoque especial às mulheres que foram acometidas pela doença, incentivando-as a caminhar pelo menos cinco a seis quilômetros em uma hora, quatro a cinco vezes por semana como forma de controlar o peso, uma condição que pode reduzir a mortalidade, enfim, que a obesidade é um fator de risco que deve ser combatido.
Outro fator a ser enfatizado nesta data é o baixo índice de mulheres que fazem mamografia no Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE em 2016 constatou que 40% das mulheres brasileiras de 50 a 69 anos de idade não fazem mamografia, o que preocupa, já que esta faixa etária é a prioritária para a realização do exame. A Organização Mundial de Saúde recomenda que pelo menos 70% das mulheres sejam avaliadas periodicamente.
O Grupo Amigas do Peito de Bauru, uma instituição sem fins lucrativos vem desenvolvendo ações  de conscientização com informações relevantes sobre a saúde da mama, neste sentido, procura mobilizar a sociedade acerca da importância desses cuidados, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para alcançar maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede pública de atenção à saúde da mama.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema. A data cria oportunidade para disseminar informação e estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o mundo.

GRUPO AMIGAS DO PEITO DE BAURU JÁ TEM UMA SEDE

Neste dia Mundial de Combate ao Câncer o Grupo Amigas do Peito com alegria informa que, um generoso cidadão bauruense, que prefere ficar no anonimato, tendo conhecimento da necessidade de uma sede para o Grupo ofereceu um imóvel para a instituição inicialmente por um ano, estabelecer nossa sede e  assim, poder continuar e ampliar nossas atividades e esperar que em 2018 a Prefeitura possa fazer a doação prometida.
Foi firmado um Contrato de Comodato, sem custos com aluguel, porém, com custos de IPTU, água, energia, monitoramento de alarme e manutenção do imóvel. As reuniões mensais continuarão no Hotel Saint Paul nas terceiras quintas feiras do mês, as 19h30. Já foi iniciado os trabalhos para mobiliar, equipar e organizar o imóvel para a sede e o desenvolvimento das atividades, de forma efetiva e mais eficiente. E, a partir de agora o Grupo a ser uma instituição de fato, com sede estabelecida na Rua Monsenhor Claro, 11-62, Vila Mesquita, Bauru-SP.
Embora o imóvel não esteja ainda equipado e montado para que o Grupo desenvolva plenamente suas atividades, já existe um plantão de terça a quinta feira, das 14 às 18h, com mulheres que passaram pelo tratamento de câncer de mama e voluntárias para acolher e oferecer auxílio a outras mulheres em tratamento ou que tenham sido diagnosticadas recentemente com a doença, além de apoio e ajuda, doam lenços, próteses mamárias, sutiãs adaptados, almofadas em forma de coração para apoio do braço na fase pós operatória e também, emprestam  perucas para mulheres em tratamento quimioterápico que não tem condições financeiras para adquirir.
O Grupo tem o objetivo de, com a sede adequadamente montada, poder desenvolver  atividades assistências diversas como: psicológica, nutricional, jurídica, fisioterapia, terapia ocupacional entre outras, realizar cursos e oficinas, e dar informações gerais, tudo com o objetivo de oferecer apoio a mulheres acometidas pelo câncer de mama.
Ainda faltam móveis, equipamentos e utensílios (lista adiante) e o Grupo pede doações. As pessoas que querem doar podem entrar em contato pelo email contato@amigasdopeito.com.
Algumas das necessidades do Grupo Amigas do Peito para a sede:
 
Computador                          
Impressora                             
Mesa e armários para escritório
Televisão sinal digital
Ventiladores de mesa ou coluna
Ar condicionado
Poltrona para atendimento psicológico
Cadeira longarina para sala espera                                                    
Maquina de costura
Prateleiras metálicas
Telefone
Interfone com câmara
Espelho grande para experimentar perucas
Fogão                                    
Microondas                           
Forno elétrico
Ferro passar roupa
Escada doméstica                                                                             
                                              
 
Grupo Amigas do Peito de Bauru
Rua Monsenhor Claro, 11-62, Bauru-SP

Facebook: grupoamigasdopeito
 
Siga-nos:

Inscreva-se e receba informações sobre eventos, notícias, tratamentos, pesquisas e muito mais.

Grupo Amigas do Peito de Bauru - 2015 ® Todos os Direitos Reservados
O Grupo Amigas do Peito de Bauru é uma instituição Filantrópica sem fins lucrativos
Desenvolvido por em parceria com