Notícias

Galeria de Fotos
clique para ampliar

OUTUBRO ROSA 2015

BRASIL: NÚMERO DE MULHERES QUE FAZEM MAMOGRAFIA ESTÁ ABAIXO DO RECOMENDADO

Esta semana recebemos a notícia sobre a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE que 40% das mulheres brasileiras de 50 a 69 anos de idade não fazem mamografia, o que preocupa o Grupo Amigas do Peito de Bauru, já que esta faixa etária é a prioritária para a realização do exame. A Organização Mundial de Saúde recomenda que pelo menos 70% das mulheres sejam avaliadas periodicamente.

Outro agravante é que dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que no Brasil as taxas de mortalidade continuam elevadas. Um dos fatores é o fato de que a doença ainda seja diagnosticada em estágios avançados, uma condição triste e adversa confirmada com outra estatística que aponta o câncer de mama como o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

Também, a Pesquisa Nacional de Saúde mostrou que o maior número de mamografias foi realizado por mulheres brancas (66,2%) e com superior completo (80,9%). As menores proporções foram observadas em mulheres negras (54,2%), pardas (52,9%) e com fundamental incompleto (50,9%).

Daí a importância de campanhas de conscientização em relação a esta doença, como as realizadas desde 2010 pelo Grupo Amigas do Peito de Bauru dentro da Campanha Mundial OUTUBRO ROSA. Além disso, o Grupo luta para que o SUS cumpra a Lei Federal nº 11.664 de 29 de abril de 2008 que assegurou o direito a toda mulher com mais de 40 anos a realizar mamografia gratuitamente pelo SUS uma vez ao ano. Entretanto, em 12 de novembro de 2013 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria do Ministério da Saúde que contradiz esta lei, priorizando a realização do procedimento "Mamografia Bilateral de Rastreamento" para mulheres entre 50 e 69 anos, medida que restringe o acesso ao diagnóstico precoce de mulheres fora desta faixa etária, muitas vezes sendo uma sentença de morte para as que descobrem a doença tardiamente.

O Grupo Amigas do Peito de Bauru, assim como outras entidades de apoio a mulheres com câncer de mama Brasil afora repudiam esta portaria.

É fato que a portaria não impede que mulheres fora da faixa etária de 50 a 69 anos consigam fazer a mamografia, porém, perante as dificuldades no setor público, na prática, para uma mulher conseguir um exame de mamografia ela precisa passar por consulta médica e depende do médico que a atende para conseguir um pedido de exame de mamografia, que geralmente é fornecido se houver justificativa da indicação clínica, com suspeita de câncer, decorrente de exame clínico de apalpação ou com casos de histórico familiar da doença, uma situação que promove o retardamento do diagnóstico e compromete a cura.

A grande preocupação é que, quando o exame clínico detecta um nódulo, normalmente ele já está com um tamanho grande, em estágio avançado, o que causa mais sofrimento, mutilação e pior, compromete a cura da doença, diminuindo as chances de vida.

As Amigas do Peito em todas suas campanhas e de forma incisiva incentiva e orienta as mulheres a realizarem o exame clínico das mamas, mas para a garantia do diagnóstico precoce é primordial a realização conjunta da mamografia para mulheres a partir de 40 anos, anualmente. Deve-se considerar que mesmo os exames clínicos realizados por profissionais de saúde, podem não verificar nódulos ainda muito pequenos e imperceptíveis pelo toque, e inferir resultados falsos negativos que comprometem potencialmente a cura da paciente. Ainda assim, a mamografia é o método mais eficiente para detecção do câncer de mama justamente por localizar lesões que ainda não são perceptíveis pelo toque, e, consequentemente, com maiores chances de cura.

Neste contexto, é muito importante campanhas estratégicas de “estar alerta” à população feminina e aos profissionais de saúde. Essa estratégia tem como objetivo que as mulheres conheçam os principais fatores de risco para o câncer de mama, e os mais frequentes sinais e sintomas. Também, e principalmente, que as mulheres, ao identificarem quaisquer sinais, procurem imediatamente um serviço de saúde para receberem diagnóstico preciso e precoce. E que, a instituição de saúde ofereça atendimento eficaz, humanizado e tecnologicamente atualizado.

Além disso, é necessário o envolvimento de toda a sociedade para que as campanhas atinjam seus objetivos, conscientizando mulheres quando a importância da detecção precoce e de estar sempre alerta.

O Grupo Amigas do Peito de Bauru, uma instituição sem fins lucrativos vem desenvolvendo ações de conscientização com informações relevantes sobre a saúde da mama. Neste sentido, procura mobilizar a sociedade acerca da importância desses cuidados, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para alcançar maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede pública de atenção à saúde da mama.

E, pelo sexto ano consecutivo coordena no mês de Outubro a ação que integra o "Outubro Rosa", mês internacional de combate e prevenção ao câncer de mama, dentro da campanha mundial sobre a doença, com o objetivo de conscientização quanto a importância da detecção precoce do câncer de mama e o enfrentamento do medo em descobrir a doença, além disso, promover uma mobilização social consciente e colaboradora com todos os setores da sociedade para que cooperem com a formação de uma cultura de prevenção, em que, todas as mulheres desde muito jovem sejam alertadas que devem fazer nas mamas o autoexame todo mês, o exame clinico todo ano e a partir dos 40 anos a mamografia anualmente.

Com o objetivo de salvar vidas, desde 2010 nesta Campanha o Grupo conta com apoio de empresas patrocinadoras e instituições apoiadoras. Estes alertas e divulgação de informações sobre o câncer de mama, assim como experiências vivenciadas por mulheres que já passaram pela doença integrarão o OUTUBRO ROSA também com a montagem de uma peça teatral “Se eu tivesse você...” com participação das voluntárias do Grupo, além de várias outras atividades (leia programação adiante). Todas as ações e atividades são como ferramentas decisivas para a mulher detectar a doença precocemente e alcançar maiores chances de cura, salvando vidas, cooperando para que os índices de morte por câncer de mama diminuam. Durante este ano no Brasil, mais de 57 mil mulheres serão detectadas com a doença, que é causa de morte de mais de 30 mulheres por dia no Brasil. São dados alarmantes.

A Campanha OUTUBRO ROSA 2015 do Grupo Amigas do Peito terá como lema “MULHER QUE SE CUIDA, SE TOCA: mamografia todo ano e autoexame todo mês”. A publicidade da campanha desde 2010 é elaborada pela Agência de Publicidade Ideia & Prática que participa colaborando com ilustração visual.

O material de divulgação da campanha inclui ainda, folders explicativos, cartazes, outdoor, fitinhas de pulso com o lema da campanha, entre outros, poderão ser retirados na ACIB. 

Será disponibilizada para venda Camisetas estilizadas para o OUTUBRO ROSA, que estarão a venda nas Lojas Roth de Bauru, a renda será revertida para o Grupo.

Mas o evento mais esperado e de resultado tão significativo é sem dúvida o VI MUTIRÃO DA MAMA. que acontece desde 2010 (leia Programação), com a participação de médicos voluntários que apoiam o Grupo Amigas do Peito.

NECESSIDADES PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA

ANTIGAS REIVINDICAÇÕES DAS AMIGAS DO PEITO

Justamente neste período em que é realizado uma nova edição do Outubro Rosa, o Grupo Amigas do Peito de Bauru reitera reivindicações feitas desde 2011, que foram motivos de abaixo assinados com mais de 23 mil assinaturas coletas em Bauru e foram entregues ao Governador Geraldo Alckmin com o pedido para que Bauru tenha na rede pública:
1. Um Instituto da Mama com exames de mamografia e ultrassonografia, médicos e serviços para detectar precocemente casos novos de câncer de mama;
2. Um aparelho de radioterapia tipo Acelerador Linear.
3. Melhoraria no atendimento para câncer no SUS, que a Lei seja cumprida e todo paciente diagnosticado com câncer seja atendido em até 60 dias e que toda mulher mastectomizada tenha direito a reconstrução imediata, no ato da cirurgia de retirada da mama.
4. Uma sede para o Grupo Amigas do Peito de Bauru

Precisamos ser ouvidos, precisamos unir esforços na luta pelo acesso a estruturas dignas de atendimento, especialmente para o câncer de mama no SUS. Por tudo, o Grupo Amigas do Peito convida toda a sociedade a participar da Campanha Outubro Rosa, vestindo a camisa, literalmente, divulgando informações, participando das ações da campanha (leia pré-programação). E convida as instituições e empresas a decorarem suas fachadas com luz rosa durante o mês de Outubro, a confeccionar um banner com a arte do cartaz (que é disponibilizado pelo Grupo Amigas do Peito) para ser exposto na frente do estabelecimento.

 

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA 2015

GRUPO AMIGAS DO PEITO DE BAURU
 
VENDAS DE CAMISETAS OUTUBRO ROSA
Em todas as Lojas Roth de Bauru (Av. Getúlio Vargas 5-60 e 2-30 Roth Store; Av. N. S. de Fátima, 19-72; Calçadão da Batista, 5-6, Bauru Shopping e nos eventos da campanha.
 
POSTO DISTRIBUIÇÃO (CARTAZ – FOLDERS - FITINHAS DE PULSO - CONVITES PARA O TEATRO)
Associação Comercial e Industrial de Bauru, Rua Agenor Meira, 9-10, esquina com Rua Bandeirantes, Centro, Bauru-SP.
A partir de 1º/10
 
PEÇA TEATRAL “SE EU TIVESSE VOCÊ...”
15/10/2015 - Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP
Duas sessões, as 19h e 20h30, a entrada é gratuita.
 
As personagens retratarão a trajetória e vivências de mulheres que tiveram câncer de mama com objetivo de além de ser uma forma de entretenimento, expressar emoções, acolher, compreender, fortalecer o estado emocional das participantes e do público, bem como informar, orientar e transmitir mensagem de esperança, fé e coragem.

 
Sinopse da Peça Teatral “SE EU TIVESSE VOCÊ...”: Como toda mulher, Vitória desempenha vários papéis: mãe, esposa, dançarina... Entretanto, um episódio triste – o câncer de mama, – apareceu causando uma reviravolta e agora ela terá que reunir forças para enfrentar essa nova etapa em sua vida.
“Se eu tivesse você...” conta a trajetória de uma mulher que decidiu que sua história deve fazer jus ao seu próprio nome.
Roteiro: Luciana Biem que também dirige com Álvaro André Zeini Cruz, Graduado em Cinema e Vídeo, doutorando em artes cênicas na UNICAMP.
Elenco: Maria Inez, Denise Marinho, Erica Nascimento, Malu Ramalho
 
 
AULÃO ZUMBA OUTUBRO ROSA
20/10/2015 as 19h no estacionamento Bauru Shopping
Realização de uma aula de Zumba Outubro aberta ao público com professores de academias de ginástica de Bauru.
 
VI MUTIRÃO DA MAMA OUTUBRO ROSA
O evento mais importante da Campanha Outubro Rosa 2015, que não teria sentido sem a realização do Mutirão que acontecerá num sábado, dia 24 de Outubro com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) e nas dependências do Hospital Estadual de Bauru (HEB).
Porém, para a concretização e a abertura de vagas o Grupo necessita da adesão de médicos voluntários de qualquer especialidade para fazer o exame clínico das mamas, a inscrição pode ser feita através dos emails contato@amigasdopeito.com e outubrorosa@amigasdopeito.com ou diretamente no site www.amigasdopeito.com. O ideal é conseguir no mínimo 35 médicos, pois o número de vagas depende do número de médicos que se inscrevem para serem voluntários dedicando uma ou algumas horas neste dia atendendo no mutirão, que é uma forma de dar oportunidade às que precisam passar por exame clínico das mamas incentivadas pela Campanha e tem dificuldade de conseguir realizar.
Desde 2010, nestes mutirões promovidos pelo Grupo já foram atendidas mais de 2 mil mulheres, dessas 1% foram diagnosticadas com câncer de mama, e muito provavelmente, sem o mutirão demorariam a ter o diagnóstico, iniciando o tratamento tardiamente, comprometendo substancialmente a cura. Outro fator relevante da importância destes mutirões é metade das mulheres que procuram o mutirão pertencia a faixa etária que não é atendida pelo SUS para realização de exame de mamografia para fins de rastreamento, ou seja, com idade entre 50 e 69 anos. A Portaria nº 1.253/13 do Ministério da Saúde prioriza o procedimento apenas para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos.
As mulheres que apresentaram alguma anomalia no exame clínico receberão no mesmo dia o encaminhamento médico para atendimento no HEB.
 
MISSA OUTUBRO ROSA 25/10/2015 as 19h
Igreja Santa Rita de Cássia
Rua São Gonçalo, 3-54 – Centro
 
PATROCÍNIOS E APOIOS (atualizado em 21/09/2015)
Patrocínios:
MASTOCLIN
TAUSTE SUPERMERCADOS
CENTRAL DE PRODUÇÕES FILMES
IDEIA & PRÁTICA
HABITAR ADMINISTRADORA E SERVIÇOS
REFRIGAS
CLÍNICA CRISTINA CASTRO
CLÍNICA AMAVITA
NUTRISAÚDE
CONCRETO IMÓVEIS
SERVIMED
INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO
ODONTOLOGIA TONIN
CLÍNICA DE HEMATOLOGIA E ONCOLOGIA
CLÍNICA GABRIELLE
CONSTRUTORA DINÂMICA
IMOBILIÁRIA GILAR
JORNAL DA CIDADE
96 FM
BAURU OUTDOOR
 
Apoios:
FAMESP
LUMELIGHT
LOJAS ROTH
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU – USP
BAURU SHOPPING
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE INDUSTRIAL DE BAURU
ORNAMENTALI
JARDIM BOTÂNICO DE BAURU
NICE ZAMARO ESPAÇO DE BELEZA
KA VALENTIN ESCOLA DE DANÇA
Siga-nos:

Inscreva-se e receba informações sobre eventos, notícias, tratamentos, pesquisas e muito mais.

Grupo Amigas do Peito de Bauru - 2015 ® Todos os Direitos Reservados
O Grupo Amigas do Peito de Bauru é uma instituição Filantrópica sem fins lucrativos
Desenvolvido por em parceria com