Notícias

Palestra e Oficina “Benefícios e Cultivo de Plantas Medicinais”

Palestra e Oficina  “Benefícios e Cultivo de Plantas Medicinais”


Tudo começou com um convite para as Amigas do Peito participarem de uma Feira de Artesanato que gerou palestras sobre “Benefícios e Culturas de Plantas Medicinais”, “mudas de ora-pro-nobis e Acafrão da Terra” e ainda “plantou sorrisos”. 


No último sábado, 18/6 as Amigas do Peito participaram de uma atividade prática na Faculdade de Biologia da UNESP, programada em complementação a palestra “Benefícios e Cultivo de Plantas Medicinais” ministradas em 16/6 na reunião mensal de Junho por Ana Izabel Fernandes Alegre, Caio Cesar Marques da Silva e pela Dr.ª Terezinha de Fátima Fumis, membros do Grupo de Estudos de Biologia e Agroecologia (GEBA).

Foi a primeira palestra que aconteceu  no  auditório HOTEL SAINT PAUL RESIDENCE, que oferece generosamente o espaço para o Grupo Amigas do Peito realizar reuniões, num ambiente não hospitalar, aconchegante e de fácil acesso, possibilitando a participação de mulheres em tratamento do câncer que estejam com limitações devido a imunidade baixa pelo tratamento quimioterápico. Na palestra receberam orientações sobre a propagação e cultivo de plantas medicinais alimentícias a fim de estimular seu uso dado ao seu alto nível de nutrientes como importantes aliadas contra a desnutrição e no tratamento de câncer,  segurança alimentar, nutrição, benefícios dos vegetais para saúde, produção orgânica de alimentos, utilização de plantas não convencionais na alimentação, métodos de propagação e cultivo orgânico de plantas que oferecem  benefícios  no tratamento de câncer e pós tratamento. Com ênfase para o Alcafrão da Terra, Chá Verde, Graviola, Aveia e a hortaliça “Ora-pro-nóbis” (Pereskia aculeata), planta que pode ser utilizada em diversas receitas, também conhecida como a “carne do pobres” pela alta concentração de proteínas que apresenta.

As folhas da “Ora-pro-nóbis” são a parte comestível da planta. Cruas são consumidas em saladas e secas e moídas, são usadas em diferentes receitas, como a “Galinha caipira com ora-pro-nóbis” é prato tradicional da culinária mineira e muitas outras,
Na oficina os mesmos palestrantes receberam as Amigas do Peito na manhã de sábado no cerrado ao lado do departamento de Ciencias Biológicas, onde conheceram diversas plantas nativas e cultivadas, receberam orientação sobre técnicas de cultivo e cuidados e fizeram o plantio de estacas de estacas de Ora-pro-nobis e de rizomas de Açafrão da Terra.

A alegria estava estampada em cada rosto, a palestra e a oficina agregaram informações importantes para mulheres em tratamento contra o câncer de mama e as que já passaram, com orientações quanto a segurança alimentar, práticas agroecológicas, manejo, aproveitamento de resíduos orgânicos como nutrientes para o solo, produção orgânica  e especificamente os cuidados para o desenvolvimento da ora-pro-nobis e o açafrão da terra, também conhecido por cúrcuma ou açafrão da Índia, que vem da mesma família do gengibre - é tão parecido que é chamado também de gengibre amarelo - e é o principal ingrediente do famoso curry indiano.

Os palestrantes colocaram o Acafrão como um poderoso “Anti tudo que é ruim”, pois trás muitos benefícios, sua lista de propriedades medicinais é tão grande que vale muito a pena ter este tempero na  cozinha. ´´E um potente antiinflamatório, analgésico, antibacteriano, antioxidante, antialérgico e antiespasmódico. Sua propriedade antiinflamatória e antioxidante que torna a cúrcuma eficiente também na prevenção e tratamento do mal de Alzheimer, pois ajuda na remoção das placas que se formam no cérebro, características da doença.
 
Foram muitos conhecimentos importantes e tão intensa a animação e interesse que surgiu a ideia de outras atividades para serem desenvolvidas com as Amigas do Peito e os membros do GEBA, como um passeio ecológico no Jardim Botânico com um piquenique, já ficou programado para após o inverno. Era sentida por todos a  sintonia das Amigas do Peito com os membros do GEBA e a natureza, quase indescritível....

E tudo começou com um convite feito por Silvia Magalhaes para o Grupo Amigas do Peito participar de uma Feira de Artesanato, inicialmente pode-se pensar o que tem a ver Amigas do Peito com Feira de Artesanato? Mas tem tudo a ver, primeiramente numa reunião anterior a Feira a presidente conheceu Izabel Alegre, que falou do seu trabalho voluntário na Comunidade do Jardim Europa com o cultivo e uso da Ora-pro-nobis, uma planta muito que era muito comentada pelas Amigas do Peito, naquela reunião surgiu a ideia da palestra e de fazer a oficina para plantarem e ter informações práticas sobre benefícios e cultivo de plantas medicinais, aí tudo começou.

As Amigas do Peito participaram na Feira com um stand de lenços, ganharam quase 100 lenços de várias pessoas que lá foram para doar, outras mulheres que estavam em tratamento procuraram o Grupo na Feira, receberam o carinho e acolhida das Amigas. Também no stand as Amigas do Peito na Feira de Artesanato esteve a professora Dra. Beatriz Antoniassi Tavares do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) da Universidade do Sagrado Coração (USC) que veio convidar as Amigas do Peito a participarem do projeto “Plantando Sorrisos” que acontecerá em breve.

Quem diria? Uma Feira de Artesanato que gerou palestras sobre “Benefícios e Culturas de Plantas Medicinais”, “mudas de ora-pro-nobis e Acafrão da Terra” e ainda “plantou sorrisos”.

Gratidão!
“Tudo vale a pena se a alma não é pequena” (Fernando Pessoa)
Siga-nos:

Inscreva-se e receba informações sobre eventos, notícias, tratamentos, pesquisas e muito mais.

Grupo Amigas do Peito de Bauru - 2015 ® Todos os Direitos Reservados
O Grupo Amigas do Peito de Bauru é uma instituição Filantrópica sem fins lucrativos
Desenvolvido por em parceria com