Dia-a-Dia - viva melhor
voltar
Exercícos Físicos
Fazer exercícios é uma das atitudes mais importantes que você pode tomar para prevenir muitas formas de câncer. Cerca de um terço das mortes causadas por câncer foram relacionadas à obesidade e ao estilo de vida sedentário. Além do câncer, a atividade física previne doenças cardiovasculares.Mais de 20 estudos já comprovaram que mulheres que se exercitam têm de 30 a 40% menos chance de ter câncer de mama do que mulheres sedentárias. O hormônio estrógeno está relacionado à incidência de câncer de mama. Quanto maior o nível de estrógeno no sangue, maior o risco. Como o exercício físico faz cair os níveis de estrógeno no sangue, ajuda a diminuir o risco de câncer de mama para a mulher. O exercício também diminui os níveis de insulina, também relacionado a crescimento de cânceres.
Mesmo mulheres em menopausa se beneficiam das atividades físicas. Após a menopausa o estrógeno passa a ser produzido nas células de gordura. Portanto, a mulher que se exercita e mantém o peso sob controle regula também a produção de estrógeno. Além disso, diminui o risco de osteoporose e doenças cardiovasculares.
Baseado em estudos recentes, recomenda-se a prática de atividades físicas por pelo menos 30 minutos em 5 dias da semana. Se possível, exercitar-se todos os dias, por 1 hora.
Durante o tratamento contra o câncer, os exercícios físicos também são benéficos. Podem aumentar o nível de energia, aliviar a tensão, diminuir a angústia e depressão e estimular o apetite. Mas isso dependerá da condição física e do estado de saúde geral do paciente antes do diagnóstico do câncer.
ATENÇÃO: O médico deverá ser consultado antes de se iniciar qualquer atividade física.
Para pacientes que passaram por cirurgia, o médico pode recomendar movimentos específicos para prevenir complicações e manter o nível de mobilidade das articulações e músculos. O fisioterapeuta também orienta com atividades adequadas a cada caso.
As pacientes que tiveram os linfonodos da axila removidos devem procurar orientações especificas quanto ao tipo de exercício que podem praticar, quanto peso podem carregar com o braço afetado e demais atividades, visando evitar o linfedema.
Pessoas com osteoporose ou metástases ósseas também precisam de orientação especializada.
Alguns exercícios também trabalham o lado emocional, como yoga e tai-chi. Através do controle da respiração e dos movimentos, as emoções passam a ser controladas. A sensação de bem-estar proporcionada é acompanhada de um ganho em concentração e auto-estima, o que é muito benéfico para pacientes de câncer.