Dia-a-Dia - viva melhor
voltar
Trabalho durante tratamento
Ao iniciar o tratamento do câncer de mama, é necessário tomar uma decisão importante: o que fazer com relação ao seu trabalho?Em primeiro lugar, converse com seu médico. Só ele poderá avaliar seu estado de saúde geral e estimar se você terá condições de manter suas atividades.
Continuar trabalhando tem um aspecto psicológico importante, pois evita a sensação de ruptura em sua rotina: a vida continua, apesar das dificuldades. Além disso, mantém a mente ocupada, afastando os pensamentos depressivos, e mantém seus contatos pessoais com colegas ou clientes.
Porém, o ambiente e o tipo de trabalho podem não ser adequados a uma paciente em tratamento. A quimioterapia pode causar anemia e sensação de fadiga, portanto a paciente não terá condições de executar serviços que exijam esforço físico ou ficar em pé o dia todo, por exemplo.
Outro aspecto a ser levado em conta é a exposição a infecções. Como a imunidade da paciente fica comprometida durante o tratamento, ambientes com um grande número de pessoas devem ser evitados, como escolas e centros comerciais. Por esse motivo sugerimos profissionais da saúde e outras que lidam com atendimento direto ao público que procurem uma mudança temporária em suas atribuições, passando a executar funções administrativas, se possível.
De qualquer forma, você vai precisar da compreensão e cooperação dos seus superiores, colegas e clientes quanto às suas ausências e diminuição da capacidade de trabalho. Converse com eles com calma, expondo a situação real e deixando clara a sua vontade de manter seus compromissos.
Uma dica de Amiga do Peito: planejar seu tratamento de modo a descansar nos finais de semana, fazendo as aplicações de quimioterapia às quintas ou sextas-feiras. Você vai se sentir bem melhor na segunda-feira, pronta a voltar ao serviço.
Se você decidir se afastar de suas atividades durante todo o tratamento, não fique em casa se lamentando. Aproveite o tempo disponível para estudar, fazer aquele curso on line que você estava a fim há muito tempo, aprender alguma técnica nova de artesanato, ler livros interessantes. Enfim, agora você finalmente tem tempo livre pra fazer o que gosta. Lembre-se também de manter contato com seus amigos.
Márcia Graeff – Voluntária do Grupo Amigas do Peito de Bauru